ENSINO

Farmácia



INFORMAÇÕES DO CURSO
Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12
Carga Horária Total: 4110 horas
Integralização: 10 semestres
Conceito do Curso pelo MEC: 4

MISSÃO DO CURSO
“Formar profissionais farmacêuticos com conhecimento generalista e multidisciplinar, com perfil humanista, qualificados para atuar nas áreas técnicas, administrativas e educativas, bem como para o desenvolvimento de pesquisa científica, orientação sanitária individual e coletiva e atenção ao paciente dentro dos preceitos éticos e morais inerentes a essa profissão”.

OBJETIVO
“O curso de Farmácia da FAINOR tem como objetivo formar Farmacêuticos generalistas, voltados para o medicamento e com competência para atuar como profissionais de saúde inseridos no contexto da assistência integral ao paciente. Na formação do profissional estão contemplados todos os aspectos relacionados ao estudo do medicamento: produção, pesquisa, comercialização, dispensação e vigilância de sua ação farmacológica.”

O CURSO
É bom que o aluno goste muito de química e biologia, pois essas áreas estarão presentes, de maneira aprofundada, do início ao fim do curso. O aluno também terá disciplinas relacionadas às técnicas para formular e preparar medicamentos e ao estudo da ação dos diversos medicamentos existentes.
O modelo de curso generalista exige dos profissionais uma formação geral integrada à formação especializada. Esta integração é conectiva, e visa atender aos objetivos educacionais amplos do curso.
O Curso de graduação em Farmácia da FAINOR visa formar um profissional farmacêutico com formação generalista capacitado para o âmbito humanista, crítico e reflexivo, tendo como atribuições essenciais a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde humana, desenvolvendo atividades relacionadas ao fármaco e ao medicamento, assistência e atenção farmacêutica e às análises clínicas e toxicológicas.
Durante o curso, será promovida uma formação teórico-prática em inúmeras as áreas de atuação do profissional farmacêutico.

A PROFISSÃO
A busca pela qualidade dentro das empresas e a necessidade de formulação de novos e mais eficazes medicamentos faz do farmacêutico um dos principais fatores no desenvolvimento das ciências.
O farmacêutico é um profissional que zela pela assistência integral à saúde das pessoas, buscando, através de seu trabalho, a melhoria da qualidade de vida do ser humano.
O profissional formado pela FAINOR está técnica e eticamente apto para atuar em vários segmentos da saúde: atenção farmacêutica em drogarias, farmácias e hospitais, vigilância sanitária, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, controle de qualidade, manipulação de medi- camentos, pesquisa, docência, indústria farmacêutica, de cosméticos e correlatos.
O curso também capacita o profissional a diagnosticar doenças por meio de exames clínicos e toxicológicos, bem como para atuar em indústrias de alimentos, uma vez que forma um profissional generalista.
A principal tarefa do Farmacêutico é estudar os medicamentos, vacinas e substâncias químicas e analisar a sua relação no ambiente e nos seres humanos.

O MERCADO
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CRF) o Farmacêutico pode atuar em 62 áreas diferentes.
As principais são: Administração farmacêutica; Análises clínicas; Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares; Auditoria farmacêutica; Banco de cordão umbilical; de órgãos; de leite; de sêmen e de sangue; Bioquímica clínica; Bromatologia; Citologia clínica; Cipatologia; Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental; Controle de vetores e pragas urbanas.
Há também Cosmetologia; Exames de DNA, Farmacêutico na análise físico-química do solo; Farmácia Clínica, comunitária e de dispensação; Farmácia Dermatológica, homeopática e hospitalar; Farmácia industrial, magistral, oncológica, pública e veterinária; Fitoterapia; Genética humana; Hematologia clínica; Imunogenética e histocompatibilidade; Imunologia Clínica; Meio ambiente; segurança no trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade social;
Ainda há Micologia clínica; Microbiologia clínica; Nutrição parenteral; Parasitologia e veterináriaclínica; Saúde Pública; Toxicologia clínica, ambiental, de alimentos, desportiva forense, ocupacional e veterinária, Vigilância Sanitária e Pesquisa básica e aplicada nos diferentes níveis e nas diversas áreas das Ciências Farmacêuticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário